Biografia

LUIZ MELODIA é um dos artistas que desfilam com grande personalidade no cenário da MPB.

Carioca do bairro do Estácio, nascido em 7 de janeiro de 1951, é filho do sambista Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico.

A história de Luiz Melodia na Música Popular Brasileira talvez tenha começado exatamente após ele servir o Exército. Naquela época, mostrou sua música Pérola negra aos compositores Torquato Neto e Waly Salomão, que convenceram Gal Costa a gravá-la no disco Gal a Todo Vapor.

O sucesso foi tanto que, tempos depois, em 1973, ele lançou seu próprio disco, com o título Pérola Negra. Assim, Luiz Melodia tem Gal como sua ‘madrinha artística’, porque, praticamente, foi ela quem o lançou.

Luiz Melodia teve influência do rock, tanto que chegou a formar o grupo Os Instantâneos.

É bem verdade que o nosso homenageado teve a infância e adolescência parecidas com as da maioria dos meninos do morro. Quis jogar bola e abandonou a escola. Em seguida, passou a tocar violão, acompanhando o pai nos cultos da igreja que freqüentavam.

Luiz Melodia já esteve no programa Palco MPB, da MPB FM, e levou a platéia ao delírio com apresentações empolgantes.

Um dos artistas mais festejados da nossa música, ele esbanja suingue e coleciona sucessos.

Um desses sucessos surgiu no final de 1972, quando Maria Bethânia gravou Estácio Holy Estácio. A música é uma homenagem de Melodia ao bairro onde nasceu.

A influência musical sempre foi intensa na vida de Luiz Carlos dos Santos, o nosso Luiz Melodia. Além do rock, ele cresceu ouvindo Ismael Silva, Noel Rosa, Jamelão… Aliás, ainda hoje, ouve os mesmos artistas, e assume que, no fundo, tem um lado romântico muito forte.

Mas, depois de anos e anos de carreira, Luiz Melodia é uma síntese de vários ritmos e gêneros: reggae, jazz, funk, blues e até rap.

Luiz Melodia orgulha-se de ter tido suas composições gravadas por nomes consagrados da MPB.

Ele também costuma fazer duetos importantes. Foi assim no CD e DVD Luiz Melodia Convida – Ao Vivo. Nele, há participações de Zeca Pagodinho, Zezé Motta, Luciana Mello e Elza Soares, esta na faixa Fadas.

Luiz Melodia é um dos mais respeitados intérpretes, tendo gravado, com muita categoria, sambas de Cartola, Zé Kétti e outros compositores.

Carioca da gema, vascaíno, carismático, Luiz Melodia é Poeta do Estácio, do Rio, do Brasil.

Contato

+55 11 3722-0135
embrashow@embrashow.com.br





Nossos Vídeos